quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Como diminuir seu lixo

Hoje em dia com a produção de bens em massa dá-nos a possibilidade de adquirir muitos bens a baixo preço, por isso muitas das vezes desperdiçamos e jogamos fora muitos produtos e materiais porque “depois se necessitarmos novamente compramos um novo”.
São estas e outras atitudes a causa de um dos maiores problemas que enfrentamos hoje em dia: a produção exagerada de lixo, que se deve muitas vezes ao desperdício.
Quando for jogar algo fora pense duas vezes, pois além de estar a contribuir para um dos maiores problemas ambientais estará jogando seu dinheiro no lixo. Reutilize tudo sempre que possível, dê largas à sua imaginação e ache formas criativas de aproveitar o lixo.
Substitua guardanapos de papel por lenços de tecido e panos de cozinha.
Leve os seus próprias sacolas quando vai ás compras. Se utilizar sacos de plástico utilize-os até estes estarem estragados. Dê prioridade a sacos e mochilas de tecido.
Uma alternativa aos sacos de plásticos são os sacos plásticos reutilizáveis disponíveis em vários super e hiper-mercados.
Evite eletrodomésticos ou aparelhos elétricos a pilhas. Caso tenha mesmo de utilizar pilhas, utilize pilhas recarregáveis.
Utilize sempre objetos reutilizáveis, como canecas, marmitas, canetas de aparo etc., em vez de produtos descartáveis.
Faça compostagem no seu jardim ou varanda e utilize o composto nos seus canteiros.
Evite comprar produtos com muitas embalagens ou embalados.
Sempre que possível compre produtos avulsos.
Pense duas vezes antes de jogar algo fora. Pense sempre se poderá reutilizar esse objeto (por exemplo: boiões de vidro para armazenar alimentos, restos de papel para notas).
Dê prioridade ao papel reciclado e evite sempre produtos de plástico.
Após uma refeição sempre que tenha sobras de comida pense se não poderá consumi-la posteriormente (ou congelar para uma utilização futura) em vez de jogar fora.
Doe sempre a roupa que não utiliza mais ou dê-lhe outro fim, como por exemplo panos para uso doméstico, malas de trapos, em vez de a jogar fora.
Leia sempre jornais e revistas em cafés, bibliotecas, salas de espera, etc em vez de os comprar, ler e jogar fora.
Não se esqueça de separa o lixo em casa e depositá-lo em locais apropriados.

Nenhum comentário: