segunda-feira, 22 de setembro de 2008

SACOLAS DE PANO: a nova lei


É apenas o começo, mas o desafio foi lançado. Além dos supermercados, agora pelo menos uma padaria da cidade resolveu aderir a campanha de substituição das sacolas de plástico pelas retornáveis, feitas de pano, que não agridem o meio ambiente. O empresário da "Pão e Companhia", José Roberto Vieira Pinto, diz que mandou confeccionar inicialmente 500 sacolas de pano para serem vendidas a preços simbólicos.


Ele começa a incentivar os clientes a adquirir as sacolas retornáveis, através de uma campanha educativa. "Nosso objetivo é colaborar com o meio ambiente; onde vamos parar com tanto plástico sendo lançado todos os dias no nosso solo (...)?", questiona ele.


O empresário conta que a Pão e Companhia distribui mensalmente cerca de 10 mil sacolas plásticas. Para ele o maior desafio é fazer o cliente aceitar a novidade. Mas a meta de José Roberto é diminuir a emissão de sacolas plásticas em pelo menos 50% até o final do ano."Não vamos deixar de entregar as socolinhas plásticas, mas vamos incentivar o cliente a utilizar outras formas de transportar o alimento", garante.


O empresário explica que a sacola de pano, que já está sendo comercializada, cabe pelo menos seis quilos de alimentos. "Toda a vez que a pessoa vai a padaria poderá trazer a sacola, para transportar suas compras, sem precisar ter que levar sacolas de plástico. Claro que será um gasto a menos que teremos, mas o maior beneficiado será o meio ambiente, pois uma sacola plástica demora 100 anos para se decompor", comenta. Para o empresário, a campanha para o não uso do plástico, deve ser feita nas escolas, incentivando as crianças levar a idéia para os pais.


Segundo o gerente de Recursos Humanos da Rede ABV, Fábio Bastos, a idéia da empresa é reduzir ao longo deste ano em 40% a distribuição de sacolas. Até pouco tempo a empresa chegava a distribuir 1,2 milhão de sacolas por mês. Recentemente, todos os supermercados da rede adotaram dispositivos nos caixas, que restringem a retirada de sacolas. Com isso foi possível reduzir em 20% o consumo, chegando a R$ 1 milhão/mês.


A partir de outubro, a rede ABV pretende adotar em todos os supermercados as sacolas permanentes, feitas de pano, que serão vendidas por um valor simbólico. Com isso, a idéia é que se reduza em mais 20% a distribuição de sacolas de plástico.


Para 2009 e 2010, a meta é diminuir ainda mais, de acordo com a aceitação do consumidor. "O objetivo é reduzir gradativamente as sacolas de plástico e incentivar a conscientização ecológica; é uma conquista que vamos conseguindo aos poucos", ressalta Bastos.


Fonte: Dourados Agora

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